terça-feira, 17 de abril de 2012

Proteja-se contra as doenças da Voz

Clínicas fazem exame gratuito para diagnosticar câncer de laringe



Todo o dia 16 de abril é comemorado o dia da Voz. Mas não é com gritos e muita conversa, mas sim com educação e prevenção de doenças vocais.
Por a voz ser resultado da vibração das pregas vocais, localizadas na laringe, essa região deve ser bastante observada quando se apresentar algum problema de voz, como pigarro, ardência e sensação de alguma coisa presa na garganta, além de tensão servical. Esses sintomas podem significar alterações anatômicas nas pregas vocais, como edemas, nódulos, pólipos e sulcos.
Além de males simples, a região também pode apresentar doenças graves. É preciso ficar atento, pois segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa o segundo o segundo lugar no ranking de incidência de câncer de laringe, perdendo apenas para a Espanha. E os números ainda devem subir, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que 6110 novos casos da doença sejam registrados ainda nesse ano.
Os principais fatores de risco são tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas.

Previna-se contra as doenças da voz:
O médico credenciado da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, Dr. Odilon Ferreira Neto, dá 7 dicas para você se cuidar.
1 – Beber de 1 a 1,5 litros de água por dia;
2 – Manter um período de repouso vocal ao dia;
3 – Alimentar-se de forma saudável, ingerindo frutas e verduras. A maçã, por exemplo, é um excelente alimento já que é adstringente e a mastigação exercita a musculatura facial;
4- Evitar o cigarro e não exagerar no café e nas bebidas alcoólicas;
5 – Manter postura ereta enquanto fala;
6 – Procurar avaliação periódica com otorrinolaringologista e fonoaudiólogos;
7 – Evitar automedicação e soluções caseiras como gengibre, pastilhas e gargarejos.


Ações
Termina hoje a exposição itinerante “Caminhos da Otorrinolaringologia”, do Parque do Ibirapuera, que apresentou um ouvido, um nariz e uma laringe gigantes para que o público pudesse conhecer o funcionamento dos órgãos, seus principais males e as formas de prevenção.
Mas vai até o dia 20 o mutirão que envolve profissionais especializados de diversos hospitais de São Paulo para identificar problemas nas cordas vocais e até com encaminhamento para especialistas.
A Clínica de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, é um dos locais participantes do mutirão. Lá a campanha acontece das 8h às 13h no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC, na Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, próximo à estação do Metrô Clínicas.
Os médicos orientam a população sobre os problemas que podem afetar a voz e realizam avaliação fonoaudióloga e exames de laringoscopia para o diagnóstico precoce do câncer de laringe e de outras doenças que acometem as cordas vocais. A previsão da clínica é realizar um total de 500 laringoscopias, durante os cinco dias de campanha.  
Os interessados em realizar os exames de laringoscopias devem se inscrever pelo telefone: (11) 2661-3370, das 9h às 16h. As vagas são limitadas.

 Imagem - Ambrozjo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário